Portuguese

O que é Naturalismo?

Autor: Tom Clark

Tradução: Iran Filho

O naturalismo como apresentado aqui é uma visão de mundo abrangente baseado na ciência, como premissa a ideia de que a existência em todas as suas dimensões e complexidade vem de um único reino natural, não dividido entre o natural e o sobrenatural. Veja os links à esquerda para obter mais material, incluindo uma breve história do naturalismo, FAQs, e equívocos comuns quando se estuda pela primeira vez sobre o naturalismo.

Caso queira ver artigos que define a cosmovisão naturalista em maior detalhe, em todas as áreas de aplicação, consulte Visão de mundo Naturalista em profundidade (Em Inglês). Estas peças fazem o caso do naturalismo ter os recursos para ser uma visão de mundo de pleno direito que busca dar respostas as questões vitais da vida – questões pessoais, sociais e existenciais.

Naturalismo Resumido

O naturalismo é o entendimento de que há um único mundo natural, como mostrado pela ciência, e que estamos completamente incluídos nele. O Naturalismo afirma que tudo o que somos e fazemos está ligado ao resto do mundo e são derivados de condições que nos precedem e nos rodeiam.

Cada um de nós é um resultado de um processo natural, e todos os aspectos do processo que são causados, e é em si uma causa. Por isso, somos totalmente criaturas causadas, e ver apenas como nós somos causados nos dá poder e controle, sem deixar de incentivar a compaixão e a humildade.

Ao compreender a consciência, a escolha, e até mesmo nossas maiores capacidades baseadas como materiais, o naturalismo re-encanta o mundo físico, o que nos permite estar em casa no universo. O naturalismo mostra a nossa ligação completa com o mundo e os outros, leva a uma ética de compaixão, e isso nos dá muito mais controle sobre nossas circunstâncias.

A essência do naturalismo e como se aplica a nossa vida: Conexão - Piedade - Controle

Conexão

Tudo que somos e fazemos é completamente ligado ao resto do mundo. Nossos corpos e mentes são moldadas em sua totalidade por condições que nos precedem e nos rodeiam. Cada um de nós é o resultado de um processo natural, e temos todos os aspectos do processo que são causados, e somos em si uma causa. Estamos, portanto, totalmente em casa no universo físico.

Compaixão

Vendo que somos criaturas totalmente causadas – mas não auto-causadas - já não podemos tomar ou atribuir crédito final ou culpar a natureza por aquilo que fazemos. Isto leva a uma ética da compaixão e compreensão, tanto em direção a nós mesmos quanto aos outros. Vemos que há circunstâncias específicas. Nós poderíamos ver a pessoa sem-teto na frente de nós, o condenado, ou o viciado, como alguém que tem sido dado a sua sorte genética e ambiental na vida.

Controle

Entender como nós somos levados a nos comportar e como fazemos nos dá maiores poderes de previsão e controle. Em vez de supor que as pessoas podem simplesmente ser de outra forma, nós concentramos nossas energias na criação de condições que promovam uma mudança construtiva pessoal e social. A ética da compaixão é compensada por uma eficácia prática com base no conhecimento científico.

Uma declaração mais detalhada

Naturalismo, em essência, é simplesmente a ideia de que os seres humanos estão completamente incluídos no mundo natural: não há nada de sobrenatural sobre nós. O naturalismo é baseado na ciência como o melhor meio e o mais confiável ​​para descobrir o que existe. A ciência mostra que cada aspecto de um ser humano vem e está completamente conectado com o mundo natural, e é compreensível em termos dessas conexões.

A visão naturalista de nós mesmos é, naturalmente, muito diferente dos entendimentos religiosos ou sobrenaturais, e tem profundas implicações. Não temos almas que continuam depois da morte. Em vez disso, somos criaturas totalmente físicas, totalmente causadas ​​a ser quem somos. Não temos livre-arbítrio no sentido de ser capazes de escolher ou decidir sem sermos completamente causados em nossas escolhas e decisões. Em vez disso, somos indivíduos que fazem parte do desdobramento natural do universo em toda a sua complexidade incrível.

Ao compreender a nós mesmos como totalmente causados, e vendo apenas como nós somos causados ​​(por nossa herança genética, educação e ambientes sociais), (Parei) que dramaticamente aumentar nossa capacidade de previsão e controle, tanto na nossa vida pessoal e na maior área social. Naturalismo dirige nossa atenção para o que funciona, aumentando a auto-eficácia e encorajando, políticas sociais progressistas de base científica em áreas como a justiça criminal, a desigualdade social, saúde comportamental, e para o ambiente. Além disso, uma vez que vemos que não somos os criadores finais de nós mesmos ou nosso comportamento, não podemos levar o crédito final ou culpar por aquilo que fazemos. Isso reduz injustificada auto-justiça, superioridade moral, orgulho, vergonha e culpa. E uma vez que vemos os outros como totalmente causadas - por exemplo, os toxicodependentes, os criminosos, os indigentes e sem-teto - tornamo-nos menos culpando, menos punitivas e mais compassivo e compreensão. As pessoas não criar-se, portanto, a responsabilidade pelo seu caráter e comportamento não é, em última análise deles, mas é distribuído ao longo dos muitos fatores que os criaram. E depois de tudo, nos deram as suas condições ambientais e genéticos, que teria se tornado o que são, e jogam assim como eles fizeram: ali, mas para ir circunstâncias I. Esta visão fornece a base para uma ética naturalista de empatia e compaixão que orienta comportamento pessoal e motivos de política social eficaz.

Como mencionado acima, o naturalismo tem como premissa a tomar ciência como nossa maneira de saber sobre o mundo, não a tradição, a intuição, textos sagrados ou pronunciamentos. Ao iluminar as conexões causais entre os fenômenos, ciência unifica inevitavelmente o que descobre em um único, natural, todo multifacetado. Se tomarmos ciência a sério em relação a nós mesmos e nosso comportamento, somos levados à conclusão de que os seres humanos sejam plenamente incorporados no mundo natural, e que nós somos completamente criaturas físicas. Mais e mais, biologia e neurociência mostram que o cérebro eo corpo fazer tudo o que a alma era suposto fazer. Mesmo consciência e das nossas capacidades de nível superior para a racionalidade ea escolha são totalmente incorporados, processos causais.

Alguns podem concluir que o naturalismo reduz os seres humanos a meros mecanismos, meros autômatos, mas esta não segue. O que se segue é que o universo físico produziu, em nós, organismos maravilhosamente complexos e adaptativos, com a capacidade de auto-reflexão, maravilha, sofrimento e alegria. Longe de mecanizar a humanidade, o naturalismo re-encanta o mundo físico, mostrando como a consciência e escolha não envolvem processos sobrenaturais. Eles são processos naturais e compreensíveis pela ciência. Incrivelmente, a existência física produz todos estes fenómenos intrincados muito bem por conta própria.

Ao reconhecer nossas origens na evolução, a perspectiva naturalista também aumenta nossa sensação de parentesco com as outras espécies com as quais compartilhamos este planeta, e nosso desejo de sustentar e nutrir o próprio planeta. Todos os seres sencientes, incluindo a humanidade, devem sua existência a condições que vão muito além de nós no espaço e no tempo. Vendo isso, encontramo-nos completamente em casa no universo, participantes de pleno direito na ordem desdobramento natural.

- Gracas a Iran Filho